Sobre mim

Luciano Bastos

Em 1995 descubro a dança e estudo samba de gafieira, bolero, rock, tango e outros ritmos. Em 1998, no Rio de Janeiro inicio meus estudos de dança clássica com o professor Jean-Marie, ex-coreógrafo do corpo de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Posteriormente faço incursões na dança contemporânea com o professor Aírton Tenório.

Neste mesmo ano começo a dançar tango profissionalmente e após seguidas viagens à Buenos Aires, apreendo a essência desta dança para imprimir-lhe uma marca própria.

Estudei com reconhecidos professores como Jorge Firpo e Aurora Lubiz, Rodolfo Cieri, Gustavo Naveira, Roberto Herrera entre outros.

Sigo aperfeiçoando-me artísticamente com o estudo do canto, fotografia e a prática e ensino da Capoeira para crianças, expressão cultural Afro-Brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música, hoje reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Integrei até o ano de 2016 o grupo de formação de Professores da Técnica de Alexander com o professor Edmundo Dias, fundador da Associação Brasileira da Técnica de Alexander e do Centro de Estudos da Técnica de Alexander no Rio de Janeiro.

Professor, bailarino e coreógrafo há mais de 15 anos desenvolvo e promovo o Tango Argentino no Brasil e no mundo com um sólido e consistente trabalho cênico e educativo. Com uma abordagem criativa e lúdica, objetivo estimular nos alunos, não apenas a descoberta do uso do corpo e o aprimoramento técnico, mas principalmente a curiosidade e o despertar para o mundo de emoções que é dançar tango.

Viajei pelo mundo participando de festivais na Argentina, Brasil Canadá, Itália, Holanda, Áustria e Ucrânia, expressando com primor o tango dos “viejos milongueros”, de quem aprendi, incorporando as mudanças que este baile sofreu nos últimos anos.

Desde 2009 integra juntamente com Aurora Lubiz o staff do Cruzeiro Temático Tango & Milonga da empresa Costa Cruzeiros, que percorre toda a costa Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, do qual somos o casal ícone.

Além de desenvolver regularmente aulas e seminários na Argentina, fui convidado juntamente com Aurora Lubiz, para dar aulas no maior evento de Tango do mundo, o Festival y Mundial de Tango organizado pelo “Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires”.

Participei com Aurora Lubiz, como casal solista, do prestigioso espetáculo El Café de los Maestros, composto por emblemáticos músicos de Tango Argentino, com os quais percorremos teatros do Brasil, Singapura, Coréia do Sul e China, como o célebre Hong Kong Arts Festival em 2010.

Em 2012, além de uma exitosa viagem pela Europa e América do Norte, participei juntamente com Aurora Lubiz do espetáculo “Eva, un recorrido” no Museu Evita em Buenos Aires. Espetáculo que fundiu poesia, dança e história e deixou, em cada um dos que ali estiveram, inesquecíveis e belas lembranças.

Isso foi um pouco do que eu fiz nos últimos anos.

No entanto, ficam algumas perguntas. Porque o Tango? Porque a Técnica de Alexander? Perguntas essas que me acompanharam por muito tempo e me levaram a mergulhar cada vez mais nesses dois mundos, até encontrar os entendimentos que se tornariam o combustível dos meus dias.

Porque eu danço? Muitos anos até compreender que eu danço para, primeiramente, me dizer que a vida é bela e que vale a pena ser vivida. E depois, para falar bem alto para o mundo que ela, a vida, é bela e vale a pena ser vivida. Mesmo nos mais difíceis momentos de nossas existências, pode haver beleza e encanto, basta querer ver isso. Essa é uma certeza que nasceu da minha própria experiência.

Porque a Técnica de Alexander? Disse anteriormente que basta querer ver o encanto da vida para encontrá-lo. A Técnica de Alexander me ajudou a entender isso, me ajudou a abrir as cortinas da minha mente para encontrar este encanto e esta beleza, me ajudou a habitar o meu corpo, a estar presente, vivendo cada momento como o primeiro e cada encontro como mágico.

E isso é um pouco sobre mim.

2 respostas em “Sobre mim

  1. Olá, Luciano!

    Parabéns por sua apresentação. Está ótima!
    Você poderia me passar seu e-mail e telefones, para o caso de eu precisar?
    Bem, espero que se lembre de mim: Virgínia, amiga da Belotti e divulgadora da dança de salão ha´APENAS 18 anos…
    Beijinho.
    Vi

    • Oi Virgínia, claro que me lembro de você!
      Obrigado, que bom que você gostou do blog. A idéia é compartilhar, com quem se interessar, um pouco do que vivi e aprendi dançando tango e viajando com músicos como Leopoldo Federico, Alberto Podestá e muitos outros.
      Um lugar para publicar minhas poesias e pensamentos sobre o corpo e a vida.
      Pelo menos eu, sem dúvida alguma, estou me divertindo!
      Meu telefone aqui no Rio é (21) 81989850 e o email é luciano7bastos@hotmail.com
      Beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s